terça-feira, maio 14

Algarve para todos os gostos

Algarve. Estas não são nem nunca foram as minhas origens, mas acho que já posso falar sobre isto como se tivesse adquirido o usucapião da palavra por todas as vivências que colecciono por cá já há alguns anos.
Esta região é uma pérola no nosso país, é o melhor sitio que poderia ter escolhido para viver, apesar de ter vindo por arrastão. É o mar mais azul, a água mais quente, a areia mais dourada, os dias maiores, um poço de segredos, um misto de sensações e emoções; é as aventuras de verão, é o surf, a vela, a pesca, as motas de água; é o sol mais brilhante, a imperial mais fresca, a melhor esplanada, o céu mais azul, as raparigas mais giras, os rapazes mais morenos, as noites mais longas, as casas mais brancas, mil e uma línguas e cheiros no ar; é nostalgia e paz de inverno, é tradição, é gastronomia, é marisco, é mil e um sabores e cores, é sal na pele e brilho nos olhos, é saudades e amores de verão. É mil e uma coisas.
Mas pior que tudo isto é ser cada vez mais uma pérola que tem vindo a ser dada a porcos - lá vou ter que pedir desculpas pela milionésima vez pela direcção certeira com que disparo as minhas opiniões. Durante muitos anos ouvi os que cá viviam a desejar ir para outra qualquer parte e hoje todos vejo regressar com o sentido de não mais querer sair daqui. No verão uma avalanche de nortenhos e lisboetas, entre outros,  se apodera de tudo isto como se fosse seu , deixando por cá o rasto de uma avalanche demonstrativa dos valores que este país nutre, da falta de ética moral, cívica e, sobretudo, ambiental. É triste que sejamos um país mais amado pelos outros do que pelos seus, estimado por aqueles a quem a este país tanto deve e sobretudo, enaltecidos por quem nos visita nas mais variadas bocas e línguas do mundo.
E apesar de não trocar a costa alentejana por nenhuma das praia de este, agora meu, Algarve, eu amo-o e respeito-o. Façam-no no também, por vocês, pelos vossos e por todos os que nos visitam e deixam cá o nosso pão de cada dia. 

Patrícia Luz





Sem comentários:

Enviar um comentário