sábado, agosto 16

Olhão - Festival do Marisco by Hóteis REAL

É com agrado que me sento agora aqui, passada uma semana, a escrever sobre algo que desconhecia com conhecimento de causa.


Escolhi este espaço para dedicar um bocadinho do meu tempo e contar algumas das minhas vivências nos últimos dias porque é preciso fazê-lo. É preciso que mais pessoas amem o meu país, como eu, pelo que ele tem de melhor. É preciso que alguém o grite ao mundo e o abrace com força. É preciso que alguém lhe dê asas e acredite que todos juntos podemos voar. E eu acredito.


É neste cantinho da Europa que está localizado um dos segredos mais bem guardados que na verdade, na minha opinião, poucos o sabem guardar, por não o conhecerem tão bem quanto julgam. Como eu, talvez. O Algarve. O Algarve dissimulado; o Algarve tradicional que se agarra às suas gentes e lendas para aos poucos mostrar a luzinha ao fundo do túnel que poucos ainda procuram; que poucos sabem existir. Não o Algarve nutrido pelos fluxos turísticos de sempre. Não o Algarve cimentado e das praias lotadas. Do lixo no chão deixado por aqueles que não o amam como nós, que lhe damos o valor merecido por ser a nossa casa de todos os Invernos, de todos os Verões, de todos os dias.

Olhão. É de Olhão que vos quero falar.

É em pleno Sotavento algarvio que esta cidade beija a Ria Formosa.
Ao som das gaivotas que acompanham as traineiras que partem sem destino à procura do sustento da maioria da gente deste lugar, muitas são as lendas que se contam, os copos que se bebem, o marisco que se come naquele que é um dos melhores finais de tarde do mundo. Aposto. Não conheço todos, mas quero querer. 

Há uma coisa muito especial nesta terra que não sei explicar o quê. Talvez porque me lembra a Nazaré e me faz voltar a casa; talvez porque simplesmente não haja explicação. Talvez sejam as cores, os cheiros tão característicos, os sabores, a pronuncia. Talvez seja o espaço. A paisagem, a natureza. O mar ao fundo, o farol à noite a luzir. As pessoas; o amor que as une à sua terra. O mercado; os vários idiomas nele pronunciado. Sei lá. Tudo isso.   

Foi mesmo aí que teve lugar o vigésimo nono festival do marisco, um dos melhores festivais gastronómicos do nosso país. O melhor, dos que tive até agora o prazer de visitar e, com surpresa, a honra de colaborar activamente graças ao grupo Hotéis Real, para o qual tenho dedicado os meus dias nos últimos meses e a quem muito tenho a agradecer pelas oportunidades que me têm dado. Digo "quem", propositadamente, como de uma só pessoa se tratasse. É assim que posso definir esta família, que actua para o mercado como do seu lar se tratasse. 

E que festival! 

Durante sete dias e sete noites muitas foram as pessoas envolvidas nele de alma e coração. 
Isto também é uma boa definição para esta terra: Alma e coração. Tinha-me esquecido.
Durante sete dias e sete noites, confeccionou-se o melhor marisco, receberam-se alguns dos melhores artistas nacionais projectados internacionalmente, outros inversamente; brindou-se à vida, aos amigos, à família, aos colegas de trabalho, à boa gastronomia, aos bons costumes e à tradição. 

Que daqui a um ano tudo se mantenha igual. Melhor sempre que possível.
Porque o que é bom não deve acabar depressa. O que é bom deve ser um processo continuo de melhoria. Um enaltecer de voz por justa causa.

E é com estes olhos que quero ver esta terra,
que não é a minha mas que me acolheu como tal.

Patrícia Luz
16 de Agosto de 2014
"Festival do Marisco" 

As fotos falam por sí.


Restaurante Hotéis Real no Festival do Marisco 2014
 Hotéis REAL team, na ilha da culatra 
 Comercial team, Lisboa vs Algarve - Concerto Pedro Abrunhosa (falta o Raul)
 Sunset party Hotéis REAL - Ilha da culatra 
 Sunset party Hotéis REAL - Olhão 
 Concerto Anselmo Ralph - Zona VIP com a minha querida Ana Tomé 
 Madrugadas REAL - Bar Catita, 4 a.m 
 Os Hotéis Real apoiam as lendas de Olhão - Floripes 
 Tardes de Festival com a minha querida Joana - Olhão 
 Zona VIP Hotéis REAL - Festival do Marisco 2014 
 Zona VIP Hotéis REAL - Festival do Marisco 2014 
 Recepcionistas Zona VIP Hotéis REAL - Festival do Marisco 2014 


Noites de Fado no Festival do Marisco


A melhor vista de Olhão - Hotel Real Marina 

2 comentários:

  1. E se eu não tivesse ido, tinha ficado com pena, depois do que li e do que vi.
    Nunca pares de escrever, por favor. :)
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Boa descrição de Olhão, mesmo não sendo de lá, apenas o meu sangue o é, adoro essa cidade, quando muitos do Algarve não gostam dela, mesmo pelos seus cheiros e simplicidade, eu acho que é por isso que ela tem encanto! As manhãs de sábado que passei aí, enquanto miúdo, com a minha avó a vender fruta foram para mim o momento pelo qual me apaixonei com essa cidade. É pena muitos algarvios fora de Olhão não saberem o que é isso, senão também adorariam Olhão!

    Belo texto!

    ResponderEliminar