segunda-feira, maio 22

A Patrícia Cozinha | Risotto




"Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. 
No alimento se coloca ternura ou ódio.
Na panela de verte tempero ou veneno. 
Cozinhar não é serviço.
Cozinhar é um modo de amar os outros. "

Mia Couto


Gosto de cozinhar por isso mesmo. Porque além de ser uma forma de amor de mim para mim cada vez que cozinho aquilo que mais gosto, é uma forma de amar todos aqueles que quero para sempre sentados à minha mesa. Que são poucos, mas certamente são só e apenas aqueles que amo.

Mais do que cozinhar porque sim, esta é uma das formas que tenho de ocupar o tempo, a cabeça e a alma. 
Odeio cozinhar à pressa. Odeio cozinhar fora da minha casa, do meu espaço e das minhas coisas. 
Gosto de cozinhar bonito e com amor. 

Hoje trago-vos um dos meus pratos favoritos do momento: Risotto. Hoje, Risotto de Pescada.  

Ingredientes Principais: 
- Arroz de Risotto; 
- Cebola;
- Alho; 
- Vinho Branco
- Pescada
- Margarina
- Queijo Parmesão ralado; 

Ingredientes secundários (caldo): 
- Cascas de cebola; 
- Cascas de Alho; 
- Coentros; 
- Pescada; 
- Cenoura
- Alho Françês;
(outros legumes a gosto)


1º - Preparar o caldo: Para isso, colocar todos os ingredientes secundários numa panela com água e levar ao lume até levantar fervura. Deixar cozinhar por 30 minutos.  

                      Dicas
  • Eu não costumo colocar sal no caldo. Prefiro acertar o tempero no fim do risotto, uma vez que o queijo parmesão por si só é intenso e, dependendo dos ingredientes usados, o caldo poderá por si só ter um sabor forte. 
  • Se quer que o risotto saiba a cogumelos, o caldo terá de ter cogumelos. Se quer que saiba a pescada, terá que ter pescada. O sabor do caldo depende do seu gosto! Mas o gosto do risotto, começa aqui. 
  • Caso o caldo crie "espuma", retire-a antes de utilizar o caldo. 
  • Use folhas de cebola e de alho, em vez de cebolas e alhos inteiros. Quando utilizo estes ingredientes noutros cozinhados, guardo as folhas no congelador. Assim, quando preciso, é só colocar na panela. 
  •  A partir deste momento, o caldo deverá ser mantido quente até ao final do cozinhado.



2º - Abrir o Risotto: Dourar a cebola e o alho em azeite. De seguida, adicionar o arroz de risotto e envolver. Quando o arroz estiver com uma cor quase transparente, adicionar o vinho branco a gosto, mexendo sempre. 

                            Dicas:   
  • O fogão deve estar em lume brando, sem oscilações de temperatura. 
  • A partir deste momento, o arroz deverá estar constantemente a ser mexido. 
  • Não calcar o arroz! Mexer. Eu gosto de usar o "salazar" :) 


3º - Cozinhar o Risotto: Após o risotto estar aberto - verão que ganhará uma certa cremosidade -, adicionar o caldo quente pouco a pouco até cozinhar totalmente. 
Simultaneamente, desfiar as postas de pescada retirando-lhe as espinhas. Adicionar ao cozinhado. 

4º - Finalização: Quando o arroz estiver completamente cozido. Desligar o fogão. 
Adicionar pequenos gomos de margarina e mexer bem. Adicionar queijo parmesão a gosto e voltar a mexer.

Empratar et Voilá!! 

Experimentem e digam-me como correu! 

Boa semana a todos, 

Patrícia Luz





Sem comentários:

Enviar um comentário