domingo, outubro 6

Açores: Onde dormir, comer e beber em São Miguel


Se há coisa que não podemos descurar em qualquer viagem, são os melhores lugares para fazer aquela pausa a saborear o que é verdadeiramente bom naquele lugar e, claro, escolher o sitio para fazer aquele sono dos deuses para carregar as baterias e seguir firme no dia seguinte. 

Neste post vou recomendar quatro sitios para dormir e os meus locais favoritos na Ilha de São Miguel para petiscar. 

ONDE DORMIR 



Quem acompanha as minhas viagens há mais tempo sabe que aquilo em que tento poupar mais dinheiro é no alojamento. Não tenho problema nenhum em dormir num hostel ou guest house, se tiver uma boa localização e as reviews de limpeza forem boas. Desde que tenha uma cama e um wc privativo, está óptimo.  Vou viajar para estar fora do quarto. Peço o mínimo. 

Na minha última viagem aos Açores, fiquei neste hotel. Como alguns de vós sabem, reservei o meu vôo numa terça feira, para voar no Domingo da mesma semana. Não há milagres. Em cima do acontecimento, os preços são - salvo excepções -, mais caros que com maior antecedência e, com os requisitos mínimos referidos acima, este foi o local mais barato que encontrei para ficar. E foi uma agradável surpresa!



Este hotel localiza-se no coração de Ponta Delgada, numa rua perpendicular à marginal da Baía dos Anjos e o meu quarto chegava a ter vista para o mar. Para um hotel três estrelas, surpreendeu-me pela positiva, especialmente por ter uma preocupação ecológica visível que, como vocês sabem, me agrada. É feita a reciclagem e existe preocupação com a reutilização das toalhas. Isso fez-me criar empatia com o lugar.

Além disso, podem estacionar o carro e ir para todo o lado a pé. Inclusivé, dar uns mergulhos nas piscinas naturais da marina. Agradou-me muito ter descoberto este hotel. Acho que é o indicado para quem prefere ter a sua privacidade e, claro, para quem quer beber uns copos à noite descansado e não ter de conduzir de volta a casa.

Minha dica: Não reservei o hotel com pequeno almoço, pois tinha um custo de mais 10€/pessoa./noite. Se ficarem neste hotel, recomendo a que não o façam, uma vez que exatamente ao lado existe um mini mercado que tem uma pastelaria tipo as dos surpermercados com menús de pequeno-almoço e almoço, muito mais barato.

AZORES Urban Lodge 


Este local é especial. Foi o sítio onde fiquei a primeira vez que fui aos Açores e é também o local - de todos os locais onde já dormi - que tem o previlégio de ter ficado na minha memória por ter a melhor cama de sempre. A sério. Não sei se era do cansaço, mas até hoje tenho a sensação de ter dormido numa nuvem.



O Azores Urban Lodge é uma espécie de Guest House/Hostel com vários quartos temáticos e uma cozinha/sala partilhada. Embora alguns quartos tenham casa de banho partilhada, tive a sorte de reservar um deles com casa de banho privativa (contudo, fora do quarto). Localiza-se entre o centro de Ponta Delgada e o aeroporto. Recomendo-o a quem vai viajar com crianças ou quem não quer fazer todas as refeições fora. Na altura, cheguei a fazer aqui uma das refeições e foi óptimo poder usufruir do espaço... relaxar um pouco e ter alguns jogos de tabuleiro para me entreter ao final da noite. Com sorte ainda conhecem pessoas novas, pois tem essa zona de convivío e poderão estar lá outros hóspedes.

Nas minhas viagens valorizo muito conhecer pessoas. E esta é sempre uma forma interessante de fazer novas amizades.

O Miguel, que foi quem nos recebeu, é mais do que dono desta propriedade. Foi ele quem me aconselhou todos os melhores lugares da ilha, de modo a que visse o mais possível em apenas dois dias e meio. Ele foi espetacular! Quando cheguei lá, tinha um mapa preparado com anotações de tudo o que não podia perder, ao ponto de ter o melhor prato por restaurante... e ainda disponibilizou o seu número de telefone para lhe poder ligar sempre que tivesse dúvidas. Se há coisas que sei hoje, foi graças a ele e, por isso, deixo-lhe aqui mais uma vez o meu Obrigada!




AZORES Holidays House

Se não procuram luxo nenhum e o objetivo é terem o local mais barato para partilharem com os vossos amigos ou familiares, esta é a casa ideal. A Azores Holidays House é uma guest house super simples, mas que é mais do que suficiente e limpa para satisfazer as necessidades básicas de uma estadia pelos Açores.

Fiquei aqui quando viajei com mais duas pessoas. O essencial para mim era encontrar um quarto triplo com casa de banho privada e foi assim que encontrei este lugar com pequeno almoço incluído, cozinha e sala partilhada, a um preço mínimo.

Esta guest house localiza-se a 5 minutos de carro de Ponta Delgada e super próximo do aeroporto. A parte boa é que à semelhança do Azores Urban Lodge podem conhecer outras pessoas e usufuir das funcionalidades da sala e cozinha para preparar algumas refeições. Além disso, têm sempre estacionamento, pois esta moradia localiza-se numa urbanização muito calma.


Terra Nostra Garden Hotel

 Do simples para o cómodo, eu não podia deixar de vos falar do Terra Nostra Garden Hotel.
Se o vosso objetivo é descansar verdadeiramente, então este é o lugar.
O Terra Nostra Garden Hotel ganhou vários prémios na hotelaria nacional e internacional,  nomeadamente o prémio de melhor hotel quatro estrelas pela publituris e o melhor hotel para descansar.



Localizado nas Furnas em pleno Parque Terra Nostra, não há palavras que possam descrever a paz deste local. O Parque Terra Nostra é sem dúvida o jardim mais bonito onde alguma vez estive! Aqui poderão ver passarinhos que nunca viram antes, coleccionar as folhas mais variadas e coloridas de cada árvore ou arbusto. Sentir-se realmente pequeninos ao pé da Natureza altiva! Poderia estar aqui a escrever inifinitamente, que não conseguiria passar-vos a essencia deste lugar. Têm que lá ir.

Apesar de não ter pernoitado aqui, usufrui do restaurante para almoçar duas vezes o cozido das Furnas e aconselho muito. A simpatia e qualidade do serviço é irrepreensível!!



ONDE COMER  & BEBER


Associação Agrícola  , Ribeira Grande

Eu achava exagerado dizerem-me que este era o melhor bife de sempre - especialmente por eu não ser fã de carne de vaca (porque não gosto de carne mal passada) -, mas não pude perder a oportunidade de ir comprovar!

E meus amigos, subscrevo, sublinho e recomendo muito!!

Este é mesmo o melhor bife de vaca que comi na minha vida. A sério! A carne desfaz-se na boca (estou aqui a escrever isto e a sonhar com um, agora! (risos)).  

O restaurante em sí também é giro e eu recomendo-o ao jantar, pois as luzes criam um ambiente muito acolhedor à noite! Localiza-se perto da Ribeira Grande e é um instante de Ponta Delgada até lá. 




A Tasca   , Ponta Delgada

Desde pequenina que tenho um sonho de recriar a taberna que era da minha avó. 
Vir À Tasca é um bocadinho como sentir tudo o que eu gostava que a minha taberna fosse um dia - Aquele sentimento de casa, sabem?
É também um lugar especial, por ter sido o primeiro lugar onde jantei quando visitei a primeira vez os Açores. 

O serviço é excelente! É a prova de como uma casa cheia a rebentar pelas costuras, não tem desculpas para baixar o nível de simpatia ou atenção para com os clientes. Muitos restaurantes deveriam colocar aqui os seus olhinhos. Acho isto impressionante, pois quer tenham 20 ou 50 pessoas na rua à espera para sentar, os clientes que estão na mesa são o foco sempre. 

Para mim, vir aqui é sinónimo de comer o polvo à tasqueiro (com pedido especial de batata doce); eu adoro. Mas as tapas deixam-me sempre de olho. Das várias vezes que aqui vim, nunca me desiludiu e por isso, recomendo garantidamente! 







 Taberna Açor , Ponta Delgada

É muito notório que eu adoro tabernas? 

A taberna Açor preencheu o meu coração numa noite em que a Tasca não me conseguiu receber, por ter reservas até mais não. Desde então, tornou-se também ela paragem obrigatória para mim. 

Nessa noite, tive a sorte de ser recebida com música ao vivo e, por coincidência, cruzar-me com uma família Algarvia que tinha ido comigo no mesmo avião. Como ficámos na sala interior, a conversa surgiu e acabámos a noite a beber licores de maracujá e a contribuir para as cantorias da casa. 

É um serão que ficará na minha memória, por ter comigo uma das pessoas mais importantes da minha vida a viajar e vê-la muito feliz.

Acho que tudo o que lá comi era óptimo! Mas eu recomendo a tábua de queijos da ilha e, claro, a tapa tipica deles que é alheira com ananás de São Miguel. 


  

Restaurante Costaneira, Ribeira Quente


E porque não vão poder ir aos Açores sem provar uma das iguarias típicas das ilhas, este é o restaurante que vos recomendo para provarem as lapas! 
Adoro!! 

O restaurante em sí não é nada de especial, mas foi-me dito por um cidadão local que era o melhor local para comer as verdadeiras lapas e eu acreditei. 

Nada melhor para fechar um final de tarde, antes de irem até à poça da dona beija dar uns mergulhos.



Restaurante Lagoa Azul, Sete Cidades 


Comer até não poder mais, aquela comidinha que parece que foi feita pela avó Maria? É aqui!

O Restaurante Lagoa Azul, localiza-se nas Sete Cidades e é ideal para um almoço. Tem cerca de sete variedades de comida típica servida em buffet, entre peixe e carne. É tudo muito saboroso. O atendimento, como em todos os estabelecimentos açorianos em que estive, é acolhedor.

(Não tenho fotografias decentes mas garanto que é muito bom :) )


Mané Cigano, Ponta Delgada


Este é o verdadeiro tasco sem luxo nenhum, que certamente ninguém vos recomendará, excepto eu. Chicharro frito é um prato tipico da ilha de São Miguel e este foi o sitio escolhido para o provar. 
Ambiente super simples e descontraído, muito típico e cheio de qualidade. Recomendo mesmo! 
Sei que este lugar também é conhecido por um prato muito bom de polvo, mas como já fomos tarde, não tivémos a sorte de provar.

Esta é uma casa verdadeiramente portuguesa e tradicional, mais uma vez com atendimento muito positivo. 

Adoro o povo micaelense, btw!




Restaurante Tony's,  Furnas

E porque Açores sem cozido, não é a mesma coisa. Recomendo-vos o restuarante Tony's. 

Poderão ver o levantamento do cozido por volta do meio dia na Lagoa das Furnas e irem de seguida degustar esta iguaria tão conhecida na mesa deste restaurante. 

Só na última vez que fui aos Açores é que o comi aqui e, na minha opinião, pelo preço, compensa. Não fica nada a trás do cozido que comi no Restaurante do Parque Terra Nostra, embora lá haja outro glamour associado (risos). 




Deixo na mesma uma foto do cozido no restaurante do Parque Terra Nostra, porque das duas vezes que lá fui, o atendimento foi irreprensível e a comida tava ÓP-TI-MA! vejam só o tamanho desta travessa:





E assim chega ao fim mais um post sobre os Açores, na esperança que cada um de vós que me lê possa ir lá e testemunhar o que escrevo na primeira pessoa. 

Se assim fôr, não se esqueçam de identificar as vossas publicações com o hashtag #vaificartudobeemblog para vos poder ir acompanhando! 

Um beijinho e boas viagens, 
PAT

Sem comentários:

Enviar um comentário