quinta-feira, outubro 10

Algarve | Golfinhos à vista



Estava eu pelos Açores, prestes a apanhar o vôo para regressar a Portugal Continental, quando no horizonte passou um grupo de golfinhos. Foi a cereja no topo do bolo da minha última viagem  e eu não pude deixar de o partilhar no instagram

Foi aí que a Algarve Seafaris, ao ver a minha publicação, me lembrou que mesmo perto de casa, poderia vê-los bem mais de perto e convidou-me para experimentar esta tour com partida na Marina de Portimão. 

Não hesitei! 
O meu coração é de mar. E ver estes seres no seu habitat natural não podia causar sensações melhores em mim. 



Nada melhor para começar uma manhã de Domingo, que um passeio de barco pela nossa costa Algarvia solarenga, certo? 

Estava um dia incrível! O calor de Setembro tinha vindo iluminar os céus e a água estava completamente translúcida. O que foi óptimo, porque permitiu que visse inúmeros golfinhos com uma enorme clareza, mesmo debaixo dos meus pés!! 

Era um grupo de cerca de 20 a 30 golfinhos comuns. A maioria com um ar muito jovem. 
Como podem ver na imagem acima, alguns deles ainda acompanhavam os progenitores. 

Foi necessário irmos até cerca de 11 milhas da costa, para conseguirmos encontrar esta família de mamíferos.
Lá, existe uma calma imensa. O silêncio permite que oiçamos a sua respiração, cada vez que vêm à tona da água. E pouco mais. 
É muito relaxante!


Curiosidades: 

- Sabiam que os golfinhos são considerados os animais mais inteligentes do mundo? 

- Sabiam que, ao contrário do que acontece com a maior parte dos animais na natureza, o golfinho costuma acompanhar os filhotes por um período que pode variar entre os 3 e os 8 anos? 

- Eles podem mergulhar até 300 metros de profundidade e conseguem nadar a a uma velocidade de 4 a 11km/h, sendo que alguns excedem esse limite, podendo atingir os 30km/h; 

- Existem 37 espécies de golfinhos conhecidas; 

- Eles ajudam animais doentes ou feridos e são muito amigáveis; 

- Eles adoram brincar! 

- Apesar da sua pele sendível, os golfinhos têm uma alta capacidade de curar as suas feridas; 

- Eles dormem apenas com metade do cérebro; há sempre uma parte alerta para se defenderem de possíveis predadores. 

Fantástico não é?


Recomendo muito esta experiência, especialmente a quem tem crianças. 
É importante respeitarmos os animais e percebermos o quão são felizes no seu meio ambiente. Isso leva-nos a perceber a importância de o conservarmos para o bem de todos nós. 

Um beijinho e bons passeios, 
PAT

Sem comentários:

Enviar um comentário