sábado, fevereiro 1

#1 | O início da minha experiência em Bournemouth


A melhor coisa que podemos fazer na vida é aquilo que achávamos que não íamos ser capaz. 

Janeiro começou em grande! 
Concretizei o primeiro objetivo de 2020 e um dos meus desejos dos últimos anos: ter uma experiência no estrangeiro de forma a melhorar o meu inglês.  

Muitos de vós acompanharam esta aventura comigo no meu instagram. Hoje vou passá-la para aqui, para que todos vós possam, sempre que quiserem, encorajar-se a irem também.  

Há muito tempo que queria ter feito isto. Há tempo de mais até. A falta de coragem não me deixou ir mais cedo. Parecia que nunca era o momento. Ou porque tinha que trabalhar, ou porque não tinha tempo, ou porque não queria ir sozinha, ou porque inventava medos na minha cabeça para não ir, ou porque tinha medos efectivos que me faziam estar quieta. Tudo era uma desculpa útil para me fazer desistir da ideia. Até que a ideia prevaleceu! 
E que bom que foi! 

A coisa que vos quero dizer antes de qualquer outra coisa, por muito cliché que seja, é que o sonho comanda a vida. Desistirem dos vossos vossos sonhos é deixarem a vossa vida à mercê do vento. E ela não merece que vocês lhe façam isso. Por isso, não deixem para amanhã. Delineiem a vossa estratégia HOJE e cumpram os vossos objetivos assim que possível. Vai valer tanto a pena esse caminho. 

Há cerca de três anos atrás, tive um dia péssimo. Estava sentada no sofá de uma sala que não era a minha, completamente infeliz com a minha vida. Más energias me circundavam, por todo o lado. Sentia que precisava de desaparecer do mapa, para voltar mais tarde, quando tudo estivesse recomposto. 

Entregue ao peso do meu próprio corpo, fazia scroll no facebook, quando me apareceu uma publicidade de uma empresa que fazia experiências remuneradas no estrangeiro e, nessa mesma semana, um dos seus membros ia estar a dar uma palestra na Universidade do Algarve.
Mal abri o site para saber mais informações, deparei-me com esta frase: "Quando sentimos que não temos ainda o nosso lugar no mundo, temos o mundo todo ao nosso alcance. É só sair e procurar".

Isto mexeu comigo de tal forma, que nessa noite não dormi. Só pensei em largar tudo e ir.

Dias depois estava na universidade a ouvir as mais variadas experiências que a VIDA EDU me podia proporcionar. Mas nessas semanas seguintes algumas coisas mudaram e a minha vida melhorou. Esse desejo foi adiado. Mas nunca esquecido. 

Entretanto mudei de funções duas vezes no meu local de trabalho. Tantas outras coisas mudaram. 

Deste ano não podia passar. 
Quis Deus que eu e a VIDA EDU nos voltássemos a cruzar, agora de uma forma muito mais próxima e a Ana, a quem deixo aqui o meu agradecimento, me encorajasse a ir sem que pudesse olhar para trás. 

Juntei dias de férias no meu local de trabalho, a VIDA EDU ajudou-me a perceber qual a experiência que se adequava aos meus objetivos e FUI. Foi  a melhor coisa que fiz nos últimos tempos!

Curso de inglês em Bournemouth com alojamento em casa de uma família inglesa, foi o programa escolhido, dos mil e um que estavam à minha disposição. Depois, foi só comprar os vôos, fazer as malas e embarcar na aventura.

Porque escolhi Bournemouth?

Bournemouth é uma cidade no sul do Reino Unido, conhecida por ser o local ideal para vários estudantes fazerem intercâmbio. É uma cidade relativamente barata - tendo em conta que estamos a falar do Reino Unido - e conhecida também por ser muito segura. Mas aqui para nós, que ninguém nos ouve, o facto de ter praia teve um peso decisivo na minha escolha. Além disso, o facto de existem vôos directos do Algarve para lá foi a cereja no topo do bolo.


Porque escolhi ficar em casa de uma família? 

O objetivo principal da minha viagem foi melhorar o meu inglês. Estando alojada na casa de uma família inglesa, deixamos de fazer apenas um curso de inglês, para termos uma experiência completa do que é que viver noutro país. Desde a rotina diária à gastronomia, é possível ter a plena noção disso vivendo com uma família e... caso tenham dúvidas nos trabalhos de casa da escola, eles vão ser excelentes explicadores, mais não seja para vos ensinarem a pronunciar corretamente as palavras (risos).

Porque é que não fui 6 meses (ou mais) e trabalhei simultâneamente?

Porque trabalho em Portugal em algo que me preenche positivamente e para conseguir conciliar as coisas, apenas consigo ir nas minhas férias. Sem dúvida que se isso não estivesse a acontecer neste momento em Portugal, esta era uma experiência que prolongava. Mas mais vale ir o tempo que fôr, do que ficar quieto a ver sonhos passarem-nos à frente dos olhos :)
Com a VIDA EDU vocês podem ficar lá 1 ano se quiserem, só a estudar... ou a estudar e a trabalhar simultâneamente.

E os medos? 

Os medos hoje não existem. Acho que é isto que fica de mais importante a reter.
Na semana antes de ir, eram várias as perguntas que se colocavam na minha cabeça - como vos disse no post anterior. O facto de ir sozinha aumenta-nos a tensão arterial (risos), porque se correr mal, és tu que tens de te desenvencilhar do problema. Acho que o essencial é ter mente aberta e estar disponível para aceitar que se correr menos bem, são aprendizagens que ficam.


Coisas que preparei antes de ir ... 

A coisa mais importante que fiz, foi criar o meu cartão da REVOLUT. Isto facilitou brutalmente a minha vida, uma vez que no Reino Unido a moeda é diferente (£ libras). Com este cartão não tive que me preocupar em ter dinheiro físico em libras. Bastou-me carregá-lo com euros - que é possível fazer através da aplicação no telemóvel - e pagar todas as minhas coisas com o cartão lá (funcionou em toooodos os lugares, sem excepção). Automaticamente, ele câmbia euros para libras (ou outra moeda) à melhor taxa disponível naquele momento. No entanto, caso precisem de levantar dinheiro por algum motivo, também o podem fazer (200€ por cada 30dias sem taxas adicionais).
Se quiserem ter este cartão gratuitamente, digam-me aqui nos comentários e deixem-me o v/ email que eu ajudo-vos.

A segunda coisa mais importante, foi levar adaptadores para as tomadas. Não se esqueçam que no Reino Unido, os encaixes para ligarem TUDO são diferentes.

Ter a aplicação do Uber pode facilitar a vossa vida. Mas atenção! Quando cheguei ao aeroporto, não consegui chamar um Uber a partir de lá. Felizmente tinha-me precavido e descoberto que lá eles usam uma aplicação tipo Uber mas específica da zona de Bournemouth, Poole, Christchurch e Wimborne. Basta procurarem na apple store/google store por "PRC Streamline" e baixar a app. No centro da cidade o Uber já funcionou tranquilamente. 

Comprar o casaco mais quentinho, impermeável e com capuz porque certamente irão existir dias de chuva e não esquecer collants para colocar por baixo das calças (risos).

Levar um livro de Português-Inglês que vos ajudará a estudar vocabulário nos tempos livres. Eu recomendo este aqui: "SABER INGLÊS -Vocabulário, Inglês britânico e americano, cartas, funções da língua e gramática" da Maria do Amparo Fernandes & Maria Emília Domingues.

E logicamente, preparar uma pasta com os dados da vossa escola, da casa da família onde irão ficar, os v/ contactos de emergência, o vosso cartão europeu de saúde ( que agora com o brexit terão de se informar se ainda vos serve de algo) e essas coisas.


Nos próximos posts eu vou-vos contar como foi o meu primeiro dia de aulas e seguintes, as diferenças que senti para o ensino português, os amigos que fiz lá, a experiência com a minha família, como era a cidade - transportes, coisas para fazer, etc. - e claro, a minha experiência com a comidaaaa.

Quem vai ficar desse lado?

Beijo,
Pat


Sem comentários:

Enviar um comentário