domingo, setembro 9

Ainda sobre a Feira Medieval de Castro Marim


Quem é que por aí já foi a uma feira medieval? 

Há algum tempo que queria ir a uma e meti na cabeça que deste ano não passava. 
Sempre tive uma grande curiosidade de como seria viver na idade média e poder recuar uns anos na história, vivenciar e voltar a esta época na primeira pessoa, foi uma experiência muito gira que quero partilhar convosco.

Castro Marim é uma vila raiana que toda agente devia conhecer. A sua imagem transmite história assim que a vemos no horizonte, por isso imaginem em plenos dias medievais. 



Depois de um pulinho a Espanha num final de tarde de Agosto, foi assim que fomos recebidas: um final de tarde abrasador, com um pôr de sol estrondoso no horizonte e os castelos impunes como fundo deste quadro que poucas palavras mais precisa. 

 Centenas de figurantes vestidos a rigor compunham este quadro vivo feito de cartomantes de olhar sedutor, equilibristas em andarilhas gigantescas, encantadores de serpentes, cuspidores de fogo, lutadores, artistas de esgrima, verdadeiros cavaleiros, comerciantes da história antiga, falcões e abutres.

 As músicas mediavais ecoavam nas ruas e paredes de pedra, trazendo um misto de mistério com alegria, àquela animação que presenciávamos de forma tão mágica.




Como se não bastasse, crescia a lua cheia no horizonte. 
O elemento chave que faltava para fazer este cenário mais do que perfeito. 

De repente, sentimos ter abandonado as tecnologias, as vestes actuais, o século XXI, as mordomias que fazem da nossa vivência actual algo mais confortável e voltámos ao antigamente, aos copos de barro, às comidas sem faca e garfo, às mesas de madeira, ao chão de terra. 



As lutas a cavalo foram o palco da animação norturna. 
Como nós estamos longe hoje de imaginar que antigamente as coisas aconteciam mesmo assim, não é? 

Fascina-me esta forma de viver. Como em alguns anos tanta coisa mudou! 
Conhecer a nossa história, os nossos antepassados, as nossas vivências, a forma como chegámos até aos dias de hoje, enriquece a minha cultura e ajuda-me a valorizar aquilo que tenho, de onde vim e para onde vou.

Considero este evento de extrema importância para crianças que frequentam a escolaridade primária e uma óptima oportunidade para também elas se apaixonarem pela história que os trouxe até aqui. Além de educativa é, sem dúvida, um palco de magia para os mais pequenos, aqueles que ainda acreditam nos cavaleiros espadaúdos e nas pequenas bruxas que lêem o futuro nas mãos.  

Espero poder levar lá os meus filhos, quando os tiver (risos). 






Não podia sair daqui sem vos dizer como sou louca por estas banquinhas de bijuteria, pedras e coisas que tais!!! Roupas em croché, trapos inventados com restos de tecidos . Saias assimétricas e colares de prata. wow!

E estas luzes? Lá estou eu a bater nesta coisa da luz. Mas há luzes que criam ambientes que me deixam extremamente feliz! E que me transmitem sentimentos inspiradores. 

Quem é que para o ano não vai deixar escapar uma feira medieval? 

Eu espero poder voltar!

Um beijinho grande, 
Pat
9 de Setembro 2018

1 comentário:

  1. A feira medieval de castro marim é, para mim, paragem sempre obrigatória quando estou de férias pelo algarve. Eu fui no dia 24! Tive muita pena de não te ter visto (se foste nesse dia).
    Adoro aquilo, vou há imensos anos (até quando era grátis) e trago sempre qql coisa. Infelizmente este ano nenhuma bijutaria me chamou à atenção mas trouxe um bordado com o nome de família ^^. Se tudo correr bem, para o ano estou lá outra vez.

    Um beijinho!

    ResponderEliminar