quarta-feira, janeiro 16

Costa Vicentina | Cores&Sabores




Não há duas sem três, nem dez sem vinte. E eu já perdi a conta às visitas que fiz à costa vicentina.
Não sei quantas vezes encho o peito de ar para dizer orgulhosamente que tenho um paizão com origens lá, que me permitem ser, desta forma, fabrico 50% Alentejano "by Costa Vicentina".
É o meu lugar-luz. 
Luz porque é de lá que vem a origem do meu nome. Lugar-luz porque me enche a alma com os seus aromas, sabores e as minhas cores, sem dúvida, favoritas.  

Actualmente, conheço-a como a palma da minha mão, não fosse a minha zona preferida do país para fazer praia. De São Torpes ao Burgau, é rara aquela que não teve os meus pezinhos lá bem afincados.  E por isso vim trazer-vos algumas delas como sugestão para uma mini road trip de fim de semana.  






No meu último passeio tirei algumas fotos para vocês, especialmente porque agora no inverno as praias têm um encanto muito especial. As águas continuam translúcidas e, sem ninguém por perto, transmitem a paz que pensamos não existir na Terra. Óptimo para um passeio de forma a apalpar terreno e ficarem já a saber onde vão estender a vossa toalhinha quando o tempo aquecer. 

Para quem vem do sul, aconselho-vos a começar a vossa paragem na praia da Arrifana, posteriormente no Monte Clérigo e só depois seguirem este mini roteiro. Para aqueles que viajam em jipes e carrinhas com tracção às quatro rodas, uma paragenzinha na Ponta da Agulha, nunca fez mal a ninguém - vão por mim.

Nas quatro fotos acima, a praia de Odeceixe. A qual por que já passei mais vezes e demorei mais tempo a conhecer. Para mim, ideal para famílias. Dá para todos os gostos: com ondas para quem gosta de fazer um surf ou simplesmente detesta aquele caldinho que mais faz lembrar que estamos na banheira de casa, piscinas naturais junto às pedras para quem gosta de se envolver mais com a natureza, lagos naturais de areia lisa para quem não gosta de grandes aventuras, água salgada para almas salgadas, água doce para almas doces, rio para quem não gosta de mar e mar para quem não gosta de rio. Ah! sem esquecer um areal a perder de vista para quem não gosta de comer a areia do vizinho do lado às colheres, quando este decide sacudir a toalha sem dó nem piedade.    


E porque nesta altura a fome já vai apertar, não fosse o mar um óptimo abre apetites, aconselho-vos um pequeno desvio na Azenha do Mar. Para os mais afortunados existe um restaurante que faz as maravilhas de todos pelo que nos conta o Tripadvisor, "A azenha do Mar". Contudo, as últimas vezes que lá fui tive sempre o azar de, em bom português, levar com a porta na cara e, meus amigos, foi  exatamente assim que conheci o "Café Palhinhas". 

Ainda não era meio dia. Por lá, andava um grupo de pescadores que não tinha ido à faina, pois já dizia o ditado: "gaivotas em terra, tempestade no mar".  Aguardando ansiosamente aquela cerveja média pré almoço, que todos aqueles que acordam bem cedo sabem o quão bem sabe, agradeciam o sol na esplanada virados para o mar neste pequeno café, de poucos luxos, mas de muito encanto.  

Recomendo-o a todos aqueles que querem saborear um bom petisco, num lugar cheio de boas energias. Onde os gatos vos circulam debaixo dos pés, a música é o barulho do mar, a luz é a do sol ... e os sabores, mnhaaaam! são os originais. 

Recomendo-vos umas belas pataniscas de polvo, este camarãozinho, uma saladinha de polvo, acompanhado do melhor pão do país acabadinho de cozer e um belo vinho branco. 





Depois, nada como ir conhecer a praia do carvalhal. Mas pelo caminho, encostar o carro à beira da estrada e perder algum tempo a observar os animais de uma quintinha que existe antes mesmo de descerem até lá, não é nada mal pensado. Desde zebras, cavalos, veados que não são veados e bambis que não são bambis - ainda não lhes descobri a espécie, ahah -, búfalos e cavalos... 
Perder algum tempo por lá vai valer a pena, especialmente se se fizerem acompanhar de miúdos e graúdos. Vai certamente fazer as delicias dos mais novos. Pelo menos, as minhas, fez!




E porque seria impossível passar por estas paredes tornando-as indiferentes, especialmente para quem quase nasceu a ouvir a icónica Amália Rodrigues, é obvio que não só elas, mas como a praia cuja lhe deu nome, não podem deixar de receber a vossa visita. 

As paredes porque são arte pura, independentemente de gostarem ou não de fado, gostarem ou não da Amália. Cada traço revela a certeza de que quem o fez, o fez muito bem (já agora, deixo a referência "smile_artist_official"); a praia, porque é um segredo guardado na costa vicentina. Recomendo apenas aos amantes da natureza a lá irem, porque os restantes? Não fazem falta nenhuma num recanto como este. Por entre tunéis de arvoredo, pequenos riachos e algumas escadarias improvisadas, é possível chegar ao areal ou só mesmo disfrutar da vista que vos mostro abaixo.




E porque o azul não fica por aqui, depois de fazerem a natural paragem na pequena vila da Zambujeira do Mar, não percam o final de tarde no Cabo Sardão. Lá, podem ler algumas das páginas daquele livro que vos acompanha para todo o lado mas que ainda não teve a vossa devida atenção. Sentem-se um pouco e inspirem o cheiro deste bocado de terra à beira mar plantado.

Por vezes parar, sabe tão bem! Este é o sitio ideal para o fazerem.



             

E porque um dia vos vai saber a pouco, pois há muitos mais lugares para disfrutarem, nada como passarem uma noite no Alentejo. 
E a minha recomendação nesta zona, uma vez que agora os dias são pequeninos e anoitece cedo, é rumarem até ao Zmar (poderão ver o meu post anterior para saberem mais, aqui). 
Caso queiram subir um pouco mais, aconselho irem até Vila Nova de Milfontes e pernoitarem no Hotel Dunas Park Beach Club (em breve espero ter novidades para vocês).



E porque nas cozinhas dos bungalows do Zmar é possível preparar refeições rápidas, simples e boas, deixo-vos a receita desta minha salada maravilhosa. Assim, poderão levar convosco os ingredientes já preparados e voilá, disfrutarem da vossa estadia sem gastarem uns euros adicionais no jantar.

INGREDIENTES:

- Mix de alface frisada (Vitacress - sabiam que as estufas da vitacress são mesmo pertinho do Zmar? Assim até sabe bem comer esta alface!)
- 1 Abacate
- 1 Manga
- 1 Embalagem de cruttons com sabor a alho e salsa (Pingo doce)
- 1/2Kg Camarão cozido descascado
- Queijo parmesão (a gosto)
- Tomate Cherry
- 3 pimentas q.b
- sal q.b
- Molho Vinagrete 

Voilà!



Se fizerem este percurso identifiquem-me nos vossos stories com @vaificartudobeem. Quero saber tudo!!

Bons passeios e até breve, 
Pat 

Sem comentários:

Enviar um comentário