domingo, março 1

A Patrícia Cozinha | Aos Domingos

Domingo é dia de folga para mim.
E folga para mim é sinónimo de fazer tudo aquilo que não tenho tempo de fazer durante a semana!

Duas das coisas que costumo fazer ao Domingo são: acordar um pouco mais tarde e preparar tudo para a semana seguinte; quer isso se trate de refeições, ou outras coisas, como roupa, tarefas do dia-a-dia de trabalho, calendário semanal de idas ao ginásio de acordo com a rotina da semana - estou a falar no presente, porque isto nunca foi uma coisa que cumprisse com o planeado (risos) -, entre outras.



Acordar tarde remete-me logo para o primeiro cozinhado do dia: o BRUNCH

Aos domingos eu adoro brunchs. Seja em casa ou fora, habitualmente é a minha refeição número um de domingo. Além de me poupar tempo ao juntar o pequeno-almoço com o almoço (breakfast + lunch = brunch), permite-me cozinhar muitas coisas que eu adoro e que durante a semana não é usual comer. 

Aqui têm um exemplo do que comi hoje. 
Panquecas de banana e aveia, com morangos, framboesas e manteiga de amendoim e um milkshake de morango 

Quem é que mais aí é fã de BRUNCH?


Vou deixar aqui a receita para recriarem nas vossas casas:

Panquecas
  • 1 banana; 
  • 2 ovos; 
  • 4 c.s de flocos de aveia 
  • leite 
Misturar a banana, os ovos e os flocos de aveia numa liquidificadora (ou triturar com varinha mágica). Adicionar leite até ficar com uma mistura cremosa (pode não ser necessário). Colocar em pequenas porções numa frigideira previamente untada com óleo de côco ou manteiga. Deixar cozinhar de ambos os lados. 

Milkshake (porção 1 pax)

  • 4 morangos
  • leite fresco
  • 1 c.s de flocos de aveia
  • gelo (a gosto)
Misturar todos os ingredientes numa liquidificadora. 



Para terminar o Domingo, é habitual preparar uma sopa maravilhosa. 
Primeiro porque é super fácil - é o que se espera num dia antes de voltar ao trabalho, certo? - depois, porque fico salvaguardada para dias de refeição durante a semana em que me apeteça algo mais, ou dias em que me apeteça pouca coisa. Uma sopa, vem sempre a calhar.

A minha sopa é muito simples. E não pensem que a faço assim porque não a sei fazer de outra maneira. Porque é mentira. Eu sei. Mas é assim que eu sinto que a sopa é verdadeiramente um acrescento positivo na minha alimentação (excepto quando exagero no parmesão, logicamente (risos)) e é assim que a faço mais vezes.  


Sopa
  • Cenouras; 
  • Abóbora; 
  • Alho Francês; 
  • Courgete; 
  • Sal q.b
  • Extras: queijo parmesão, amêndoas torradas e ovo cozido
Levar todos os legumes base a levantar fervura. Retirar o excesso de água para um prato fundo, quando os legumes aparentarem estar cozidos. Triturar todos os legumes com a varinha mágica. Re-adicionar a água até obter a textura/cremosidade pretendida para a sopa. Para quem gostar de espinafres, pode adicionar umas folhas e levar mais um pouco a levantar fervura. voilá. 
Eu não adiciono qualquer tipo de gordura (azeite p.e) e coloco muitoooo pouco sal, porque como podem ver pela foto acima, gosto de adicionar queijo parmesão na sopa que, por sí só já é salgadinho. 

Esta é uma das minhas sopas favoritas! 


E vocês ?

Têm algum ritual de domingo no que toca a refeições? Partilhem comigo!!

Beijinhos,
Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário